MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Valores dos R2

2 participantes

Ir para baixo

Valores dos R2 Empty Valores dos R2

Mensagem  Fabiana Medeiros Seg Mar 28, 2016 6:20 pm

Olá Ayan e demais,

Estou com uma dúvida simples. Tenho uma série de 10 anos (1998 a 2007), onde estou fazendo as correlações utilizando 03 postos fluviométricos, 01 posto climatológico e 35 postos pluviométricos (comecei utilizando 120 postos, dentro da bacia e nas bacias vizinhas) . São os que tem disponíveis para a minha bacia hidrográfica em estudo.

Os valores de R2 não deram muito altos, para a série completa. Entre 0,60 e 0,65, pelo menos até agora. Mas eu percebi que, se eu fizer as correlações para séries de 02 em 02 anos, para o mesmo período, alguns resultados melhoram consideravelmente (0,85), e outros pioram muito (0,20). Isso me daria a certeza de que em alguns anos os dados observados utilizados não estão bons? Ou não seria interessante eu utilizar esta teoria, e tentar ainda melhorar estas correlações da série completa? As teses que tem disponíveis para a mesma bacia hidrográfica do meu estudo não apresentaram resultados superiores aos meus. Ou seja, estou começando a me convencer que talvez seja problema nos dados realmente, o motivo pelo qual não consigo aumentar os valores de R2 para a série completa.

Aguardo o retorno de vocês.

Obrigada,

Fabiana


Fabiana Medeiros

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos R2 Empty Re: Valores dos R2

Mensagem  Fernando Mainardi Fan Seg Mar 28, 2016 6:52 pm

Olá Fabiana,
Pode ser sim.
Talvez os problemas possam estar relacionados também com reservatórios começarem a operar na bacia, problemas de mudança na curva-chave ou coisas do gênero.
Abraço
Fernando Mainardi Fan
Fernando Mainardi Fan

Mensagens : 234
Data de inscrição : 20/08/2010
Localização : RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos R2 Empty Re: Valores dos R2

Mensagem  Fabiana Medeiros Seg Mar 28, 2016 6:58 pm

Olá Fernando,

Obrigada por sua pronta resposta. Vamos adiante.

Abraço,

Fabiana

Fabiana Medeiros

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos R2 Empty Re: Valores dos R2

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos