MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

2 participantes

Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  melina amoni Ter maio 03, 2016 2:31 pm

Olá boa tarde,

Estou com dados de precipitação simulados pelos modelos do INPE para entrada no MGB.

No entanto já converti todos os arquivos no formato exigido de entrada, já inclui as coordenadas, nome e estação nos arquivos .txt dentro do Pluguin, como recomendado em outro momento (tanto aqueles que tem, por exemplo, Latitude1,txt ou Latitude1_chuva.txt)

Tenho 30 "estações" que correspondem a cada pixel dentro da minha área de estudo ( resolução de 5km para cada pixel) com dados diários de chuva de 1961 - 2005 e 2011-2040 para o cenário RCP 8.5.

Só que ao tentar entrar com os dados dá algum erro e os arquivos não são carregados.

Ex. do arqiuvo de precipitação diária ( espaco entre as colunas 6-6-6-12) - nome do arquivo: P1140001.txt

   1     1  2011           0
    2     1  2011           0
    3     1  2011           0
    4     1  2011           0
    5     1  2011           0
    6     1  2011           0
    7     1  2011           0
    8     1  2011           0
    9     1  2011           0
   10     1  2011           0
   11     1  2011           0
   12     1  2011           0
   13     1  2011           0
   14     1  2011           0
   15     1  2011           0
   16     1  2011           0
   17     1  2011           0
   18     1  2011           0
   19     1  2011           0
   20     1  2011           0
   21     1  2011           0
   22     1  2011           0
   23     1  2011           0
   24     1  2011       1.217
   25     1  2011       6.913
   26     1  2011       3.738
   27     1  2011           0
   28     1  2011       6.687
   29     1  2011       9.316
   30     1  2011      22.523
   31     1  2011       6.857


Ex. Latitude1 e Longitude1

-20.125

-43.875

Ex: Nomes e Estacoes1

ESTACAO P1140001

PP1140001

Mais uma vez agradeço sempre a atenção da equipe!


Última edição por melina amoni em Sex maio 06, 2016 3:08 pm, editado 1 vez(es)

melina amoni

Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Re: Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  Fernando Mainardi Fan Ter maio 03, 2016 3:20 pm

Oi Melina,

Eu sugiro que, ao invés de editar direto os arquivos da base de dados, tu tente salvar os pontos na base de dados através da ferramenta de edição, que fica no menu de "ferramentas" da interface do MGB (por sinal, você está usando a antiga ou a nova?).

Aí é garantido que ele vai salvar em um formato que depois ele mesmo consegue ler.

Abraço
Fernando Mainardi Fan
Fernando Mainardi Fan

Mensagens : 234
Data de inscrição : 20/08/2010
Localização : RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Re: Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  melina amoni Ter maio 03, 2016 4:02 pm

Oi Fernando, tudo bem?

Estou usando a versão nova e fiz todo o processo, o mesmo que está no manual e ainda sim o erro permanece.

Ele está carregando automaticamente os dados nos arquivos .txt na pasta do pluguin, mas ao carregar como os dados da ANA o erro permanece.

Mais uma vez obrigada pela atenção.

melina amoni

Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Re: Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  Fernando Mainardi Fan Ter maio 03, 2016 8:12 pm

Melina,

OK.

A minha dúvida é o seguinte, se você edita manualmente os arquivos do programa algum erro pode acontecer.

Então o ideal é você usar a função "Tools/Internal Database" para editar a base de dados do modelo.

Assim, minha sugestão é você adicionar as estações usando essa ferramenta. Você fez desta forma a adição dos pontos?

Abraço
Fernando
Fernando Mainardi Fan
Fernando Mainardi Fan

Mensagens : 234
Data de inscrição : 20/08/2010
Localização : RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Re: Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  melina amoni Qua maio 04, 2016 8:50 am

Estou sim usando a ferramenta.

Vou desinstalar o pluguin MGB e tentar fazer novamente.

Obrigada.

melina amoni

Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Re: Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  melina amoni Qui maio 05, 2016 8:52 am

Olá,

Continuo sem conseguir resolver o meu problema! Reforçando que estou usando a nova versão, estou incluindo as informações na base interna de dados como recomendado e ao abrir o arquivo de chuva o erro persiste.

Obrigada.

melina amoni

Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Re: Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  melina amoni Sex maio 06, 2016 11:00 am

Fernando,


Esse é o erro que dá:

System.IndexOutOfRangeException: O índice estava fora dos limites da matriz.
em Projeto_Teste_MGB.Form_plu.ChuvaASCII() na F:\Pedro Jardim\Projeto Teste-MGB - Ing\Form_plu.vb:linha 96
em Projeto_Teste_MGB.Form_plu.Button1_Click(Object sender, EventArgs e) na F:\Pedro Jardim\Projeto Teste-MGB - Ing\Form_plu.vb:linha 29
em System.Windows.Forms.Control.OnClick(EventArgs e)
em System.Windows.Forms.Button.OnMouseUp(MouseEventArgs mevent)
em System.Windows.Forms.Control.WmMouseUp(Message& m, MouseButtons button, Int32 clicks)
em System.Windows.Forms.Control.WndProc(Message& m)
em System.Windows.Forms.ButtonBase.WndProc(Message& m)
em System.Windows.Forms.Button.WndProc(Message& m)
em System.Windows.Forms.Control.ControlNativeWindow.WndProc(Message& m)
em System.Windows.Forms.NativeWindow.Callback(IntPtr hWnd, Int32 msg, IntPtr wparam, IntPtr lparam)


Pode nos ajudar?

Abrimos o modelo que disponibilizam e ele abre normalmente. A princípio nossa formatação está idêntica ao exemplo.

Obrigada.

melina amoni

Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Re: Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  melina amoni Sex maio 06, 2016 2:25 pm

Pessoal,

A única forma que consegui resolver o problema foi identificando que o MGB não aceita datas futuras.

Como queria simular a vazão até 2030 considerado os cenários de mudanças climáticas, ao colocar o ano até 2030 no arquivo TXT apontava um erro na entrada de precipitação.

A solução foi alterar o ano.

Acho que poderiam considerar dados de entrada para o futuro.

Bom, essa foi a única solução.

Obrigada e abraços.


melina amoni

Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Re: Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  Fernando Mainardi Fan Sáb maio 07, 2016 3:27 pm

Melina,
Isso que eu iria sugerir.
Ele dimensiona o tamanho máximo de algumas matrizes no código como sendo o ano atual.
Pensei que alterando o ano do coomputador para frente ele deve permitir rodar.
Você fez isso e funcionou, isso?
Abraço
Fernando Mainardi Fan
Fernando Mainardi Fan

Mensagens : 234
Data de inscrição : 20/08/2010
Localização : RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Re: Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  melina amoni Seg maio 09, 2016 9:12 am

Olá Fernando,

Havia mudado o ano no arquivo .txt, mas fiz o teste alterando a data do computador para o futuro e abre o arquivo sim.

Obrigada

melina amoni

Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns Empty Re: Problema na entrada de dados de chuva simulados em cenrários de mudanças climáticas - ASCII Columns

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos