PrePro Arcgis

Ir em baixo

PrePro Arcgis

Mensagem  Eduarda Echer em Seg Set 24, 2018 11:55 am

Boa tarde,

Gerei todas as entradas no ArcGis e agora estou na fase do PrePro, que irei fazer pelo MapWindow GIS.
Porém, não consigo adicionar meus arquivos gerados pelo Arcgis no PrePro do Map Window, eles simplesmente não aparecem para serem adicionados.
Existe algum tipo de conversão que devo fazer para esses arquivos aparecerem para serem adicionados no Prepro?

Desde já agradeço!

Eduarda Echer

Ver perfil do usuário

Re: PrePro Arcgis

Mensagem  Ayan Fleischmann em Seg Set 24, 2018 3:49 pm

Olá Eduarda,

O arquivo de entrada do PrePro tem que ser ascii. Por acaso a tua extensão não está como ".txt"? Neste caso, pode simplesmente renomear a extensão para ".asc".

Se tu vais começar a aplicação no MapWindow agora, uma sugestão seria começar a utilizar a versão do IPH-HydroTools e MGB no QGIS, que tende a ser mais robusta.

Att
Ayan

Ayan Fleischmann

Ver perfil do usuário

Erro número de colunas

Mensagem  Eduarda Echer em Seg Out 01, 2018 1:11 pm

Boa tarde,

Consegui adicionar os arquivos .asc no Prepro, porém, quando clico em "Perform Processing" aparece um erro dizendo que não foi executado pois o número de colunas dos rasters não combinam.
Por que esse erro ocorre e como proceder?

Desde já agradeço.

Att,
Eduarda.

Eduarda Echer

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ayan Fleischmann em Seg Out 01, 2018 1:22 pm

Olá,

Todos os arquivos raster de entrada do PrePro devem ter os mesmos cabeçalhos (isto é, mesmo numero de linha e colunas e mesmo cellsize, xllcorner e yllcorner). Você pode checar qual arquivo está diferente abrindo os rasters no bloco de nota.

Este erro ocorre muitas vezes no ArcGIS quando se converte de shapefile para arquivos raster.

Para corrigir o número de linhas e colunas, se está utilizando o ArcGIS, sugiro fazer uma extração com máscara (extraction/extact by mask) utilizando como máscara algum dos rasters que está utilizando. Aí na aba 'environments' seleciona:
1-processing extent: define para 'extent' e 'snap raster' o raster que será a máscara
2-raster analysis: define para 'cell size' e 'mask' o raster que será a máscara
Este procedimento tende a garantir que o cabeçalho do raster extraído seja o mesmo do raster máscara.

Att
Ayan

Ayan Fleischmann

Ver perfil do usuário

Erro Prepro - Arquivo mini.mbg

Mensagem  Eduarda Echer em Seg Out 01, 2018 2:49 pm

Boa tarde Ayan,
Consegui arrumar o erro do Prepro referente ao número de colunas diferentes dos rasters.
Porém, agora um novo erro ocorre após iniciar o processamento.
Cliquei em "Perform Preprocessing" e quando abriu a tela preta, dei enter todas as vezes que o programa pediu, mas no final, apareceu a seguinte mensagem na tela:
"Sorry, MGB Preprocessing was not performed! Não foi possivel localizar o arquivo c:\mgb\prepro\output\MINI.GTP"

Você saberia me dizer o que estou fazendo de errado para aparecer esse erro?

Obrigada desde já!

Eduarda Echer

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ayan Fleischmann em Seg Out 01, 2018 3:24 pm

Olá,

Isto ocorre quando há um erro no fortran do PrePro, e o arquivo mini.gtp nao é gerado. Isto é devido a algum erro nos arquivos gerados (por ex, algum pixel faltando valor de URH, etc.)

Sugiro que você rode o executavel do PrePro via prompt de comando, onde a janela preta do fortran nao fecha automaticamente quando dá um problema. Olhe na seção de Troubleshooting do MGB que há uma descrição de como rodar o prompt de comando para identificar problemas. É basicamente abrir o prompt de comando e localizar a pasta do executavel do PrePro e rodar o executavel.

Se tiver usando o MapWindow, o executavel do PrePro (PreProInertial.exe ou PrePro2018.exe ou algo similar) estará localizado na pasta de plugins do MapWindow (C:\Program Files\MapWindow\Plugins\IPHydro Tools - plugin - 08-2017); se for no QGIS estará em <C:\Users\TeuUsuario\.qgis2\python\plugins\IPH-Hydro Tools\bin>

Aí, o erro ficará escrito na tela e esta nao se fechará. Podes colar aqui a tela que aparece que eu tento identificar qual erro ocorreu com teus arquivos.

Att
Ayan

Ayan Fleischmann

Ver perfil do usuário

Erro Prepro - Arquivo mini.mbg

Mensagem  Eduarda Echer em Ter Out 02, 2018 1:19 pm

Boa tarde Ayan,

Quando executo o "PreproInertial", a tela continua fechando, não estou conseguindo identificar o erro.

Lendo algumas perguntas antigas do fórum, pude perceber que valores NoData influenciam nos erros que podem ocorrer.
Abri o .txt de todos os meus arquivos e pude perceber que todos eles possuem valores NoData. Voce sabe me dizer se pode ser esse o problema?
Outra dúvida, tenho meus arquivos em coordenadas UTM e Datum Sirgas 2000, posso deixar dessa forma ou os arquivos precisam estar em outras coordenadas geográficas?

Desde já agradeço.

Att,
Eduarda

Eduarda Echer

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ayan Fleischmann em Ter Out 02, 2018 1:52 pm

Olá

Sim, os arquivos têm que estar em lat-long, nao pode ser em UTM!

Ter valores NoData nao é problema, o que nao pode é ter apenas valores NoData.

Você está rodando via prompt de comando (cmd)? Se for ali, a janela não fechará.

Att
Ayan

Ayan Fleischmann

Ver perfil do usuário

PrePro

Mensagem  Eduarda Echer em Qui Out 04, 2018 11:29 am

Boa tarde,

Arrumei o sistema de coordenadas para geográfica, agora não aparece mais o erro de que o arquivo mini não foi encontrado.
Porém, ele fica na etapa 6. "Calculating the MINI.MGB file..."
Já está assim há 2 horas, queria saber se é normal todo esse tempo de demora? Minha bacia tem aproximadamente 6 mil km²

Desde já agradeço.

Att,
Eduarda

Eduarda Echer

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ayan Fleischmann em Qui Out 04, 2018 1:52 pm

Olá
Qual a configuração do teu computador?
Quantas minibacias você tem?
E qual a resolução do raster que está trabalhando? 90 m?

Att
Ayan

Ayan Fleischmann

Ver perfil do usuário

Prepro

Mensagem  Eduarda Echer em Sex Out 05, 2018 9:56 am

Bom dia,

Eu gerei as minibacias pelo Arc Hydro Tools, no Arcgis, no Stream Definition, coloquei um número de células de 5000, a partir disso ele gerou 107 mini bacias.
Você sabe me dizer se existe um limite de mini bacias, porque acredito que tenho um número muito grande.

Estou trabalhando com um raster de 90 m e meu computador é Windows 10, processador i7, 8gb de ram, placa de video NVIDIA com 2GB

Eduarda Echer

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ayan Fleischmann em Sex Out 05, 2018 12:20 pm

Olá

Teu computador é bom, e o número de minibacias é relativemente pequeno (trabalhamos as vezes com milhares de minibacias). Nao era para estar levando várias horas. Conseguiu terminar o PrePro?

Att
Ayan

Ayan Fleischmann

Ver perfil do usuário

Prepro

Mensagem  Eduarda Echer em Sex Out 05, 2018 3:28 pm

Percebi que ao rodar o Prepro, a resolução espacial "Spatial Resolution in degrees" está toda zerada, conforme a imagem em anexo.
Tentei abrir então o .txt de todos os meus arquivos para ver se lá está zerado também, mas não está, todos estão preenchidos com 0,00084797056419109 (imagem em anexo).
Percebi que no .txt a coordenada X é: -52,897414273816 e a coordenada Y é:-26,961775814848, mas ao rodar o Prepro, aparece que a coordenada X é: -52.000000 e a Y: -26.000000, notei que não estão aparecendo os números depois da virgula e talvez é por isso que o cellsize aparece todo zerado.
Poderia ser esse o problema? Ou é normal aparecer apenas números inteiros

Eduarda Echer

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ayan Fleischmann em Sex Out 05, 2018 3:42 pm

Olá

Para rodar o prepro e mgb o separador decimal tem que estar como ponto, e no teu caso está como vírgula

Tem que configurar isto no painel de controle/regiao e idioma

att
Ayan

Ayan Fleischmann

Ver perfil do usuário

Prepro

Mensagem  Eduarda Echer em Seg Out 08, 2018 3:22 pm

Boa tarde,

Mudei o separador decimal para ponto, gerei novamente os arquivos e tentei rodar o Prepro, continua com os mesmos avisos na tela e o arquivo mini fica gerando sem finalizar.
Percebi que no .txt a coordenada X é: -52,897414273816 e a coordenada Y é:-26,961775814848, mas ao rodar o Prepro, aparece que a coordenada X é: -52.000000 e a Y: -26.000000, notei que não estão aparecendo os números depois da virgula e talvez é por isso que o cellsize aparece todo zerado. (imagens em anexo)

Esse erro poderia ter alguma relação com números "Integer" e "Float"? Pois todos os meus arquivos tem pixels Integer

Eduarda Echer

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ayan Fleischmann em Seg Out 08, 2018 5:52 pm

Olá

Tem certeza que mudou para ponto o separador decimal? Pois parece que está com vírgula no print que você mandou.

O arquivo raster funciona bem com dados Integer para rodar o PrePro.

Att
Ayan

Ayan Fleischmann

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: