MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pequenas escalas no IPH-MGB

2 participantes

Ir para baixo

Pequenas escalas no IPH-MGB Empty Pequenas escalas no IPH-MGB

Mensagem  Laíne Garcia Ferreira Sáb Fev 09, 2019 11:14 am

Prezados,
Gostaria de saber se é possível obter bons resultados para bacias hidrográficas de pequena escala, com área de 530 km2 ? Eu li um trabalho, creio que no nordeste, que aplicou o mgb-iph para pequena escala (não estou achando o trabalho para mencionar). No trabalho a autora comentou que conversou com um professor do iph-mgb, e ele havia dito que no caso dela não teria problemas.

Atenciosamente,

Laíne

Laíne Garcia Ferreira

Mensagens : 56
Data de inscrição : 04/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenas escalas no IPH-MGB Empty Re: Pequenas escalas no IPH-MGB

Mensagem  Ayan Fleischmann Seg Fev 11, 2019 5:48 am

Olá Laíne,

O modelo MGB foi inicialmente desenvolvido para grandes bacias (digamos, >1000 km²), mas ao longo do tempo foi sendo aplicado em diversas outras escalas. Eu, por exemplo, já obtive bons resultados com o MGB em bacias pequenas com 100 km². A qualidade das estimativas do modelo dependerá de vários fatores, como qualidade dos dados de chuva e clima, acurácia dos mapas de solo e vegetação utilizados, características hidroclimáticas da região (regime tropical, semi-árido, etc.) e a capacidade das equações do modelo de representar os respectivos processos hidrológicos, etc. Creio que a solução seja testar o modelo e ver se fica bom em sua bacia.

Lembrando que o MGB é um modelo semi-distribuído (a fim de obter melhores resultados em uma bacia grande e heterogênea), onde as unidades de cálculo são as minibacias. Aplicações típicas do modelo envolvem minibacias de ~50-100 km². Neste caso, se você quiser resultados em uma área de, por exemplo, 50 km², você irá obter resultados do modelo na saída de uma única minibacia (uma minibacia de cabeceira), ou seja, o modelo funcionará como um modelo concentrado.

Att
Ayan

Ayan Fleischmann

Mensagens : 62
Data de inscrição : 03/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos