MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calibracao automatica FluCalib.txt

2 participantes

Ir para baixo

Calibracao automatica FluCalib.txt Empty Calibracao automatica FluCalib.txt

Mensagem  Fabio F Ter Mar 17, 2015 10:53 am

Boa Tarde,

(desculpa para o meo portugues)
estou trabalhando com uma versao antiga do modelo MGB em Linux. O modelo foi adatado para fazer o calculo da propagacao orizontal de um modelo de vegetacao.
Estou tentando de calibrar o model usando a rotina de calibracao automatica, mas estou encontrando algumas difficultades com a rotina calibra.f90 quando va ler o file FluCalib.txt.
Exactamente, o modelo va em erro nas linhas de codigo
open(333333,FILE='FluCalib.txt')
do i=1,nobs
read(333333,*) (calibFLAG(i,j),j=1,nf)
enddo
close(333333)

Acho que estou fazendo algo mal com o file FluCalib.txt, mas nao tenho certeza.
Voces poden mostrar um exemplo de file FluCalib.txt?
Para usar o modelo, consultei os manuales MGBgis e MGBauxi, mas nao coseguei achar o manual MGBexe. Esse manual e' existente? Onde posso baixar-lo?
Muito obrigabo por sua ajuda.

Atenciosamente,
Fabio




Fabio F

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Calibracao automatica FluCalib.txt Empty Re: Calibracao automatica FluCalib.txt

Mensagem  Mino Qui Mar 19, 2015 2:12 pm

Olá Fábio,

Essas linhas de código dizem respeito a leitura dos "pesos" de cada posto na estimativa de cada função objetivo.
nobs                                 :: integer, é o número de postos com dados observados
nf                                     :: integer, é o número de funções-objetivo
calibFLAG(i=1:nobs,j=1:nf) :: real, é o ponderador do i-posto para a j-função objetivo, que varia entre 0 e 1.

Dessa forma:
- verifique no seu código a atribuição de nobs, nf e alocação de memória para calibFLAG;
- monte o arquivo flucalib.txt com nobs linhas e nf colunas, com valores entre 0 e 1;
Por exemplo, se nobs = 3 e nf = 3, pode fazer um arquivo:
1.0 1.0 1.0
1.0 1.0 1.0
1.0 1.0 1.0

Por curiosidade, qual versão do MGB-IPH está utilizando e onde está trabalhando?

Preciso dizer que o suporte as versões antigas é limitado, pois o código-fonte teve várias atualizações.
A parte de setup de calibração automática, por exemplo, teve muitas melhorias.
É importante também que faça uma calibração manual do modelo, antes de partir para a automática.

Sugiro ainda que utilize versão atualizada do MGB-IPH e faça a leitura do material, disponível em:
http://www.ufrgs.br/hge/mgb-iph/downloads/

A disposição,

Mino
Mino
Mino

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Calibracao automatica FluCalib.txt Empty Re: Calibracao automatica FluCalib.txt

Mensagem  Fabio F Sex Mar 20, 2015 6:03 pm

Ola' Mino,

Muito obrigado.
Estou usando uma versao do MGB do 2002. Infelizmente nao posso usar uma versao mais atualizada do modelo, porque esta versao tinha sida modificada para ser acoplada com o modelo vegetativo.
Trabalho em uma universidade dos EU, sobre de um projeto finalizado a avaliacao dos impactos da mudanca climatica e do uso do solo sobre da idrologia na bacia Amazonica.

Um bom fin de semana,
Fabio

Fabio F

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Calibracao automatica FluCalib.txt Empty Re: Calibracao automatica FluCalib.txt

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos