MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dados MERGE

2 participantes

Ir para baixo

dados MERGE Empty dados MERGE

Mensagem  Fabiana Medeiros Ter Ago 25, 2015 3:32 pm

Olá, boa tarde,

Estou tentando utilizar os dados MERGE. Estou seguindo conforme o manual de vocês. Primeiro criei um banco de dados novo, e o carreguei no local indicado.
Baixei os dados no período 01/01/2004 a 31/12/2013. Carrego os arquivos baixados, mas na hora de atualizar a base de dados, ele dá um erro:  "a data do arquivo a ser adicionada é posterior a 1 dia após a última data da base de dados". Já tentei mudar as datas, fazer vários testes, colocar só um ano de dados, mas sempre dá este erro. Baixei também um dia antes e um dia após a série desejada, mas sem sucesso.

Tentei fazer também com a base completa do CPTEC, que baixei diretamente do site deles, e não do MGB, onde já baixa o banco de dados total. Carreguei esta base de dados. Quando coloco para interpolar, o MGB gera o arquivo, porém, em formato *bin, e o MGB não consegue ler, pois os arquivos de precipitação tem a extensão *mgb.

Onde estão os meus erros?

Desde já, agradeço,

Fabiana

Fabiana Medeiros

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dados MERGE Empty Re: dados MERGE

Mensagem  Ayan Fleischmann Qui Ago 27, 2015 8:44 am

Olá Fabiana,

Quando você baixa os dados do MERGE, às vezes ocorre de um determinado dia não ter sido baixado corretamente (ou mesmo de não haver um dia correspondente no ftp do CPTEC). Para gerar o arquivo de chuvas binário, é necessário que você tenha dados para todos os dias do seu período de interesse. Assim, você pode criar um arquivo de chuva zero para esse dia que está faltando (opção "criar arquivo com chuva zero")..
Pode tentar ir atualizando de pouco em pouco a base de dados, a partir da data inicial (01/01/2004), por exemplo de ano em ano, até ver o ano em que está faltando um dia de dados.
Aí identifica o dia e cria o arquivo de chuva zero para este dia.
Isto deve resolver!

Att.,
Ayan

Ayan Fleischmann

Mensagens : 62
Data de inscrição : 03/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

dados MERGE Empty dados MERGE

Mensagem  Fabiana Medeiros Sex Ago 28, 2015 10:58 am

Olá Ayan,

Obrigada por sua resposta. Mas creio que o problema não seja este. Eu separei todos os dados por ano. Cada ano apresenta 730 arquivos (com os arquivos *ctl), e os anos bissextos 732, ou seja, os dados dos 365 dias de cada ano. Mesmo eu tentando fazer a interpolação por um ano, ainda apresenta o mesmo problema.

Poderia ser mais algum erro?

Aguardo e obrigada.

Fabiana

Fabiana Medeiros

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dados MERGE Empty Dados MERGE

Mensagem  Ayan Fleischmann Seg Ago 31, 2015 8:37 am

Oi Fabiana,

Acabei de testar aqui a criação de uma base de dados nova com os dados baixados do ftp do MERGE e deu certo.
Você está com a versão mais atualizada do MGB (MGB_10SET2014)? Pois esta gera arquivo de chuva interpolada na extensão *.MGB. De qualquer forma, podes apenas reescrever a extensão *.bin para *.MGB que dá certo.
Se não está faltando nenhum dia de dado, creio que você esteja com algum dado falho dos que baixou do ftp do MERGE (Pode olhar se o tamanho de todos arquivos têm 600 kb). Já tentou baixar a base de dados do site do grupo? Com ela não deve dar erros...

Att.
Ayan

Ayan Fleischmann

Mensagens : 62
Data de inscrição : 03/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

dados MERGE Empty dados MERGE

Mensagem  Fabiana Medeiros Ter Set 01, 2015 10:35 am

Prezado Ayan,

Eu utilizei a versão atual e consegui passar do meu problema anterior. Agora surgiu outro. Depois que eu faço todas as fases necessárias, coloco a data que necessito e carrego o arquivo MINI. Quando mando interpolar, ele acusa a mensagem: " O índice estava fora dos limites da matriz". O arquivo MINI eu já utilizei em todas as minhas simulações anteriores com dados observados, com êxito. Supondo que os arquivos MERGE estão em uma matriz de 245 x 313, o número de pontos que estão inseridos dentro da minha bacia é muito pequeno, visto que é uma bacia hidrográfica de 3.150 km². E ainda por cima, quando crio as mini-bacias, esta área é dividida em 53 partes (que são as mini-bacias dentro da minha bacia de estudo). Talvez a resolução espacial dos arquivos MERGE seja muito baixa para o meu estudo. Seria este o provável causador deste erro?


Aguardo e obrigada.

Fabiana

Fabiana Medeiros

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dados MERGE Empty Dados MERGE

Mensagem  Ayan Fleischmann Ter Set 01, 2015 2:03 pm

Olá Fabiana,

Realmente é curioso. Você pode me mandar o mini.mgb por email (ou colar aqui na pagina)? Assim podemos analisar aqui com mais cuidado.
(e-mail censurado)

Att
Ayan

Ayan Fleischmann

Mensagens : 62
Data de inscrição : 03/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

dados MERGE Empty Re: dados MERGE

Mensagem  Fabiana Medeiros Qua Set 02, 2015 3:42 pm

Olá Rayan,

Obrigada por sua ajuda. Vou fazer as novas simulações com o arquivo que você me enviou.

Em breve surgirão mais duvidas e entrarei em contato.

Abraço,

Fabiana

Fabiana Medeiros

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dados MERGE Empty dados MERGE

Mensagem  Fabiana Medeiros Ter Set 15, 2015 11:37 am

Boa tarde Ayan,

Mais uma dúvida.

Eu não tenho o arquivo shapefile dos dados merge, que foram gerados por você. Eu consigo rodar o MGB com o arquivo antigo que eu tenho dos dados de chuvas? isso interferia em alguma coisa?

Estou perguntando porque eu estou utilizando minha nova série e está dando erro. Mas eu também gerei novos dados de vazão, agora com um posto diferente, devido a disponibilidade de dados. Então eu não sei onde poderia estar o erro.

Abraço,

Fabiana

Fabiana Medeiros

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dados MERGE Empty Dados MERGE

Mensagem  Ayan Fleischmann Ter Set 15, 2015 2:41 pm

Olá Fabiana,

Não tem um arquivo shapefile do MERGE disponível via interface. Os dados MERGE tem resolução espacial de cerca de 25 km, e o que a interface faz é considerar o centróide de cada uma das quadrículas de 25 x 25 km como uma "estação virtual", atribuindo a série histórica daquele pixel para a tal "estação virtual". Após, é realizada a interpolação destas estações para cada centroide de minibacia contida no arquivo mini.gtp (ou mini.mgb).

Sobre os arquivos de chuva, o arquivo binário de dados interpolados do MERGE possui o mesmo formato que o arquivo binário de dados interpolados de chuva da ANA: o arquivo possui x colunas por y linhas, sendo x o numero de minibacias e y o numero de intervalos de tempo. Assim, se a sua bacia tem 500 minibacias e 200 intervalos de tempo, os arquivos binários de chuva terão 500 colunas por 200 linhas, seja a fonte dados do MERGE ou da ANA.

Desta forma, tu podes usar qualquer arquivo de chuva na tua simulação da mesma forma, desde que os arquivos tenham sido interpolados para o mesmo período e que os demais arquivos (vazão e clima) também tenham sido gerados para este período.

Att
Ayan


Ayan Fleischmann

Mensagens : 62
Data de inscrição : 03/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

dados MERGE Empty Re: dados MERGE

Mensagem  Fabiana Medeiros Ter Set 15, 2015 8:09 pm

Ok, Ayan,

Entendi o que você respondeu.

Vamos nos falando.

Obrigada,

Fabiana

Fabiana Medeiros

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dados MERGE Empty Re: dados MERGE

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos