MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calibração automatica, erro de leitura de dados.

Ir em baixo

Calibração automatica, erro de leitura de dados. Empty Calibração automatica, erro de leitura de dados.

Mensagem  Luis Castillo em Seg Maio 13, 2019 11:57 am

Bom dia pessoal,

eu tentei fazer calibração automática do IMG, tive problemas desde o começo pra definir os limites das faixas dos parâmetros, no momento de estabelecer os parâmetros foi tudo bem, mas quando o documento de parâmetros calibrareis foi gerado os limites de ditas faixas mudaram, como pode-se observar nas imagens anexadas.
Calibração automatica, erro de leitura de dados. Captur14
Os limites dos parâmetros tudo bem, mas no momento de conferir, ele estabelece o mesmos limites para todos os parâmetros.

Calibração automatica, erro de leitura de dados. Captur15
de ai, eu arrumei manualmente cada uns dos limites e rolei a calibração (apenas 10 com população de 10).

logo para modificar o artigo de parâmetros calibrareis com a ferramenta de calibração automática, carreguei o artigo EVOLUTION, aqui o processo dava erro pelo fato que o mesmo programa não tava conseguindo ler bem o artigo (arrumei manualmente para que o programa conseguisse ler bem o artigo). ao final o artigo gerado pelo programa fica estranho porque nao respeita os limitimes da calibração automática que foram definidos no começo, ou seja os parâmetros calibrados tem valores absurdos.
Calibração automatica, erro de leitura de dados. Captur16

algumas dicas?
muito obrigado pela atenção.

Luis Castillo

Calibração automatica, erro de leitura de dados. Empty Re: Calibração automatica, erro de leitura de dados.

Mensagem  Aline Meyer Oliveira em Ter Maio 14, 2019 5:07 pm

Olá Luis,

Usei a ferramenta de calibração automática aqui no meu computador agora, e parece estar funcionando corretamente.
Uma sugestão é que você tente com um número menor de URHs. Tenho impressão que o algoritmo possa estar definido para um número máximo de 9 URHs, mas não tenho certeza.

Paralelamente, você pode também me enviar por e-mail os seus arquivos de URHs (.hrc) e de parâmetros de solo (.cal), para eu conferir se está tudo certo nos arquivos de entrada, e ver se consigo gerar o arquivo de calibração (.aut) aqui no meu computador.
Meu e-mail é alinemey@gmail.com

Att

Aline

Aline Meyer Oliveira

Calibração automatica, erro de leitura de dados. Empty Re: Calibração automatica, erro de leitura de dados.

Mensagem  Aline Meyer Oliveira em Ter Maio 14, 2019 8:54 pm

Olá Luis,

Recebi seu e-mail com os arquivos, mas acho melhor responder por aqui, pois assim outras pessoas com as mesmas dúvidas podem participar.

Seus arquivos de entrada estão corretos. Carreguei eles na ferramenta do MGB, e ela gerou um arquivo de calibração (.aut) corretamente. Sugiro que você tente este procedimento novamente.

Se você preencher dessa forma:
Calibração automatica, erro de leitura de dados. Luis111

Então o arquivo de calibração (.aut) deverá ficar desse jeito:
Calibração automatica, erro de leitura de dados. Luis211

Observe que o valor mínimo de wm1 (Wm para a URH 1) tem o multiplicador 0,2, e o valor máximo de wm1 tem multiplicador 2,0.
Como o valor médio inserido para wm1 foi 500, então o valor mínimo é 100, e o valor máximo é 1000, conforme especificado na ferramenta do MGB.
Uma opção, caso tentar gerar pela ferramenta do MGB não dê certo novamente, é modificar o valor desses multiplicadores manualmente. No arquivo .aut, onde tem "0,3" e "1,8", você pode substituir por 0,5 e 1,5, por exemplo.
Caso o valor médio fosse 500, antes ele estaria variando entre 150 e 900.
Com os novos valores, ele irá variar entre 250 e 750.

Primeiro certifique-se de que o arquivo está sendo gerado corretamente. Atente também para aquele problema na especificação dos limites de calibração do "Kint9", que está constando como NaN. Isso vai dar erro, com certeza.
Quando este arquivo estiver correto, crie o projeto novamente com este novo arquivo.

Para depois que essa parte estiver funcionando:
No e-mail, você comentou que o algoritmo de otimização está demorando muito tempo. Uma alternativa é diminuir o número de indivíduos na população, por exemplo. Outra alternativa (que eu acho mais interessante) é diminuir o número de parâmetros, através da calibração solidária. No manual explica como fazer. Uma ideia é por exemplo calibrar apenas o Wm de acordo com cada uma das URHs, mas para os outros parâmetros (b, Kbas, Kint, XL, Cap, Wc), eu indicaria deixar um valor único para todas as URHs. Para fazer isso, você deve preencher da seguinte forma:
Calibração automatica, erro de leitura de dados. Luis311

Ou seja, colocar o índice "1" para o Wm de cada URH. Para os outros parâmetros, como o b, por exemplo, você coloca para calibrar apenas em uma das URHs, através do índice "1". Para as outras URHs, coloque "-1", para que ele considere apenas um valor de b para calibrar.

E sim, você tem razão, o limite de URHs é 12 mesmo, eu me enganei.

Espero que funcione agora. Qualquer coisa, escreva novamente.

Aline Meyer Oliveira

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: