MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A foz do rio da carta topográfica não coincide com o do MDE gerado automaticamente

Ir em baixo

A foz do rio da carta topográfica não coincide com o do MDE gerado automaticamente Empty A foz do rio da carta topográfica não coincide com o do MDE gerado automaticamente

Mensagem  Laíne Garcia Ferreira em Sex Maio 31, 2019 3:51 pm

Prezados,
Já tentei simular no MGB a bacia de Rio Verde UGRHI-04/SP com os mde da USGS (resolução 30m), INPE( resolução 30m), Embrapa (resolução 90 m), VERTEX (resolução 12,5 m) e CGIAR (resolução 90 m), e com todos eles, a foz/bacia do meu rio - gerados automaticamente (tanto no MGB quanto no ArcHydro no arcgis) - não coincide com o rio da carta topográfica. Assim usei a ferramenta AGREE/ArcHydro (comentada no MANUAL DE INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS DO ARCHYDRO, versão 2.1, Março de 2011, na página 39), aí deu certo, entretanto ao convertê-lo em ASCII e inserir no MAP WINDOW, o processo "Delimitação da bacia hidrográfica: Watershed Delineation" não gera o "snap" do exutório e o plano de formação "Watershed Delineation" apresenta altitude de -9999 a -9999.

Obs: Continuei com o processamento do terreno no archydro (só tentei inserir no mapwindow ipg-mgb para ver se não ia dar problema), só obtive problemas que toda vez que avança uma etapa, emite a mensagem abaixo:

000054: Não é possível criar um arquivo de projeção para <value>.
ArcGIS 10.3 Localizar tópico
Descrição
A ferramenta não conseguiu criar ou alterar a definição de projeção do geodataset de entrada. O conjunto de dados de recursos pode ser bloqueado por outro aplicativo ou usuário ou pode ser somente leitura.

Solução
Certifique-se de que o conjunto de dados não esteja bloqueado, fechando outros aplicativos que possam estar sendo usados ou garantindo que ele não esteja sendo acessado por outro usuário. Se você estiver usando um arquivo de projeção (.prj) para definir a projeção, verifique se ela está formatada corretamente. Veja Como definir sistemas de coordenadas e projeções no ArcCatalog para mais informações. Por fim, verifique se o conjunto de dados de saída não é somente leitura usando o sistema de arquivos se estiver trabalhando com um shapefile, raster ou geodataset em um geodatabase local (arquivo ou pessoal). Se estiver trabalhando com um geodataset do ArcSDE, verifique suas permissões e altere-as de acordo.

Atenciosamente,
Laíne Garcia Ferreira

Laíne Garcia Ferreira

A foz do rio da carta topográfica não coincide com o do MDE gerado automaticamente Empty Re: A foz do rio da carta topográfica não coincide com o do MDE gerado automaticamente

Mensagem  Aline Meyer Oliveira em Seg Jun 03, 2019 8:29 am

Olá Laíne,

Você poderia me enviar o arquivo .asc do MDE, e o arquivo shapefile do exutório?
Assim posso tentar conferir o que está ocorrendo.

Meu e-mail é: alinemey@gmail.com

Aline

Aline Meyer Oliveira

A foz do rio da carta topográfica não coincide com o do MDE gerado automaticamente Empty Re: A foz do rio da carta topográfica não coincide com o do MDE gerado automaticamente

Mensagem  Aline Meyer Oliveira em Ter Jun 04, 2019 12:02 pm

Olá Laíne,

Recebi seu e-mail.
Com o mde em formato .asc, parece estar tudo certo. No entanto, os shapefiles não abriram no arcmap, mas abriram no QGIS.
Eu sugiro que você use a versão do IPH-Hydrotools mais atual, no QGIS.

Além disso, o ponto do exutório deve ser definido exatamente EM CIMA de um pixel da rede de drenagem GERADA (ferramenta stream definition). De repente me envie por e-mail o seu arquivo raster do stream definition (e o flow direction) para eu ver se funciona aqui?

Depois de gerada a bacia, aconselho verificar a "simbologia" também no software de geoprocessamento. Às vezes aparece ali uns valores estranhos (como por exemplo -9999), mas se você ajusta a simbologia para classificá-los em outros valores, pode ser que melhore a visualização.

Att

Aline

Aline Meyer Oliveira

Mensagem  Laíne Garcia Ferreira em Ter Jul 23, 2019 1:08 pm

Boa Tarde Aline,

Consegui! Muito Obrigada!

Laíne Garcia Ferreira

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: