MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero)

Ir em baixo

Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero) Empty Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero)

Mensagem  altairmaciel em Ter Jul 16, 2019 12:37 pm

Saudações!

Estou tentando modelar uma bacia através do MGB 2018 utilizando o IPH-Hydro Tools no QGis (tanto na versão 2.18.20 como na versão 2.18.28). Durante a etapa de discretização da bacia hidrográfica, ao utilizar a ferramenta de acumulação de fluxos (Flow Accumulation), o QGis retorna um produto raster com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero).

Já tentei pesquisar em diversos fóruns qual seria a causa desse problema mas não encontrei solução.

Converti o mosaico de trabalho (MNT) para ASCII utilizando o IPH-Hydro Tools (Conversion QGIS ASCII - IPHHT ASCII no menu Managemente Tools), visto que o IPH-Hydro Tools não aceita o formato ASCII gerado pelo QGis.  

Alguns fóruns que tratam de SIG em geral, informaram que o problema poderia estar no produto necessário para a geração da acumulação de fluxos (Flow Accumulation), ou seja, o direção de fluxos (Flow Direction). No entanto, aparentemente, não identifiquei problema neste último.

O manual de exemplo de aplicação do MGB 2018 utilizando o QGis recomenda salvar o produto direção de fluxos (Flow Direction) somente no formato IRST. No entanto, salvei também no formato .asc para visualizá-lo e verificar se o produto direção de fluxos (Flow Direction) estava sendo gerado pelo IPH-Hydro Tools com erro/problema. Aparentemente, não há nada de errado com o produto direção de fluxos (Flow Direction). Os valores associados a esse produto estão conforme esperado, apresentando somente os valores 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64 e 128.

Sendo assim, não sei qual a razão do IPH-Hydro Tools no QGis gerar o acumulação de fluxos (Flow Accumulation) com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero).

Se alguém tiver passado por esse problema e puder me ajudar a encontrar a solução, ficarei muito agradecido.

Cordiais saudações!

altairmaciel

Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero) Empty Re: Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero)

Mensagem  Aline Meyer Oliveira em Qua Jul 17, 2019 9:15 am

Olá Altair,

Suspeito que possa ser apenas um problema na visualização do raster.
Sugiro que você clique com o botão direito na camada do Flow Accumulation, e abra as "Propriedades" do raster.
Selecione "estender para MinMax", e modifique os valores "Min" e "Max" para melhorar a visualização.

Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero) Forumf10

Caso não seja esse o problema, avise aqui, e procuramos por outras alternativas para solucionar.

Aline Meyer Oliveira

Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero) Empty Re: Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero)

Mensagem  altairmaciel em Sex Jul 19, 2019 10:49 am

Olá, Aline Meyer,

muito obrigado pela resposta! Realmente, era um problema de visualização. Os valores limites para visualização do raster estavam definidos para 0 (zero) tanto no mínimo quanto no máximo. Dessa forma, não tinha como visualizar nada.

Alterei a opção, selecionando "estender para MinMax" como você indicou e deu certo. Agora o raster está apresentando um gradiente de cores variando entre os valores mínimo e máximo.

Mais uma vez, muito obrigado, Aline Meyer!

Cordiais saudações.

altairmaciel

Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero) Empty Problema parecido

Mensagem  André Campos em Qua Jul 24, 2019 3:30 pm

Olá, pessoal! Espero que estejam bem!

Passo por um problema semelhante: estou seguindo o tutorial para me familiarizar com o MGB.
Ao executar os processamentos, os rasters gerados possuem valores coerentes, só que não estão aparecendo no QGIS.
Não é nenhum problema de Zoom Extend aparentemente, pois para qualquer nível de zoom o raster não é mostrado.
Todos os rasters estão georeferenciados ao WGS84.
Também já tentei a solução deste post, mas não solucionou meu problema.
O interessante é que na Thumbnail quando abro as propriedades (como dá pra verificar na imagem) o raster aparece.

Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero) Erro_d11

Alguém teria alguma ideia do que pode ser?

Talvez possa servir de informação: Para executar o "Extract by Polygon", precisei fazer de forma diferente do tutorial. Essa ferramenta do IPH HydroTools estava gerando um raster sem valores numéricos (NaN) para mim. Logo, o que eu acabei fazendo foi:
i) recortar pelo próprio QGIS, gerando um .tiff;
ii) transformando o .tiff em .asc;
iii) usando a ferramenta "Conversion QGIS ASCII - IPHHT ASCII" para poder iniciar os processamentos com o recorte da área de interesse.

Agradeço desde já se alguém puder colaborar!
André Campos.
André Campos
André Campos

Mensagem  Aline Meyer Oliveira em Qua Jul 24, 2019 3:37 pm

Olá André,

Isso nunca me aconteceu. Muito estranho. Você já tentou fechar e abrir o QGIS novamente?
Em um arquivo novo, tente abrir apenas este raster que deseja visualizar.

Você tem algum outro software de geoprocessamento instalado? Podes verificar se o raster abre no mapwindow, ou no arcgis.

Podes também me enviar o arquivo raster por e-mail para que eu tente diagnosticar o problema aqui: alinemey@gmail.com

Aline Meyer Oliveira

Mensagem  André Campos em Qui Jul 25, 2019 10:02 am

Aline, descobri o problema!! Era o Cell Size!

Acho que nos processamentos, alguma questão de "." e "," foi confundida e o cell size dos rasters estavam todos da ordem de 10^8.
Editei o arquivo no bloco de notas pra mesma ordem do SRTM e deu certo, apareceram!

Unica coisa que estou enfrentando problemas mesmo é o Extract do IPH Hydro Tools, que realmente não está gerando arquivos!

Mas muito obrigado pela disposição em ajudar!
André Campos
André Campos

Mensagem  Aline Meyer Oliveira em Qui Jul 25, 2019 10:10 am

Olá, que bom que conseguiu descobrir!

Você está usando o Extract by Polygon, ou o Extract raster by raster?

Qual é o erro?

Aline Meyer Oliveira

Mensagem  André Campos em Qui Jul 25, 2019 10:44 am

Estou usando o Extract by Polygon!

Quando o raster é gerado, fica assim:

Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero) Erro_e10

Note que após o processamento, os valores do raster ficam estranhos. Acredito que seja relacionado realmente a questão de "." e ",". Ainda tô investigando se consigo alguma solução pra isso.
André Campos
André Campos

Mensagem  Aline Meyer Oliveira em Qui Jul 25, 2019 11:14 am

André,

Sugiro que vá no Painel de Controle > Relógio e Região > Região > Configurações Adicionais.

O "símbolo decimal" deve ser ponto (.)

Flow Accumulation com todos os valores de atributo iguais a 0 (zero) Captur10

Aline Meyer Oliveira

Mensagem  André Campos em Qui Jul 25, 2019 11:26 am

Era exatamente isso, Aline!
Eu tava procurando no próprio QGIS se tinha alguma configuração só pro software, mas mudar o separador decimal do sistema funcionou também!
Usei o Extract by Polygon agora e deu super certo!

Grato pela colaboração!
André Campos
André Campos

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: