MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Incompatibilidade das sub-bacias e mini-bacias.

2 participantes

Ir para baixo

Incompatibilidade das sub-bacias e mini-bacias. Empty Incompatibilidade das sub-bacias e mini-bacias.

Mensagem  Otávio Passaia Qui Fev 20, 2020 9:10 am

Bom dia pessoal,

Eu gostaria de gerar mini-bacias e sub-bacias em cada exutório de reservatório. Entretanto, as mini-bacias nunca saem no exutório, elas são divididas apenas nas confluências. Usando o método de discretização de drenagem por segmentos fixos, também não consigo. Existem alguma maneira de dividir a drenagem e gerar mini-bacias com base em pontos pré-determinados?☺

Em preto as linhas das minis. Em vermelho, a linha da sub-bacia. O ponto verde é o barramento, onde eu gostaria que fosse o exutório também de uma mini-bacia, mas é somente o exutório de uma sub-bacia.

Incompatibilidade das sub-bacias e mini-bacias. Minis_10

Otávio Passaia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Incompatibilidade das sub-bacias e mini-bacias. Empty Re: Incompatibilidade das sub-bacias e mini-bacias.

Mensagem  Fernando Mainardi Fan Sex Fev 28, 2020 3:17 pm

Otávio,
Na discretização por confluências isto é relativamente simples de fazer em um programa de SIG.
Você gera as minibacias
Depois gera as subbacias
Depois você cria uma nova versão do arquivo raster das minibacias "cortando" ele usando as ferramentas de sobreposição de camadas do SIG.
Você não precisa se preocupar com a codificação das minibacias que você gerar. Os números podem ser aleatórios. Pq depois o PrePro vai corrigir a numeração para entrar no MGB.
Fernando Mainardi Fan
Fernando Mainardi Fan

Mensagens : 234
Data de inscrição : 20/08/2010
Localização : RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Incompatibilidade das sub-bacias e mini-bacias. Empty Re: Incompatibilidade das sub-bacias e mini-bacias.

Mensagem  Otávio Passaia Seg Mar 02, 2020 10:59 am

Obrigado, Fan.

Infelizmente não consegui criar a nova versão do raster "cortando" ele.

Tentei as seguintes ferramentas do QGIS 3.4 Madeira, sem sucesso:
raster > miscelânea > mesclar
raster > extrair > recortar raster pela camada de máscara

Mesmo que eu conseguisse, o raster dos segmentos de rio não precisaria também ser dividido?
Eu poderia usar o mesmo procedimento, supondo que exista um que funciona?

Otávio Passaia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Incompatibilidade das sub-bacias e mini-bacias. Empty Re: Incompatibilidade das sub-bacias e mini-bacias.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos