MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas com Calibração Automática

Ir em baixo

Problemas com Calibração Automática Empty Problemas com Calibração Automática

Mensagem  André Campos em Qua Fev 26, 2020 10:08 am

Olá, estou com um problema no processo de Auto Calibração.

Estou calibrando uma bacia de cabeceira que, de modo manual, consegui um Nash de 0.542, e foi o máximo que consegui depois de algum tempo modificando os parâmetros calibráveis.

Problemas com Calibração Automática 0110

Começo então o processo de auto calibração. Note que eu não modifiquei os valores dos intervalos, pois o problema que enfrento independe se há o ajuste.

Problemas com Calibração Automática 0210

Crio um novo projeto, contendo o arquivo .AUT recém criado, e realizo a Run com a opção de autocalibração. Levou aproximadamente 45 minutos para finalizar.

Carrego o arquivo EVOLUTION.txt e, assim como esperado, ele me mostra as combinações dos parâmetros e as Funções Objetivos. Seleciono aquela com maior valor de NSE (Função Objetivo 1), que foi de 0.7952.

Problemas com Calibração Automática 0310

Assim, crio outro projeto, agora com o novo arquivo de parâmetros calibráveis. E ao rodar a simulação, eis que o valor de Nash não é o 0.7952 esperado, mas sim muito inferior (0.205) ao que eu possuía anteriormente.

Problemas com Calibração Automática 0410

Quando abro o arquivo de EVOLUTION e comparo os parâmetros para a Sub-bacia 02, os mesmos parecem coerentes:

Problemas com Calibração Automática 0510

Alguém sabe onde eu posso estar errando?

Agradeço desde já!
André Campos
André Campos

Problemas com Calibração Automática Empty Re: Problemas com Calibração Automática

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Sex Fev 28, 2020 3:01 pm

André,
As funções objetivo são de minimização, e não de maximização.
Assim, os valores do evolution.txt são de 1 - ENS, e não a ENS propriamente.
Por isso você seleciona o lugar que a função objetivo tem valor 0,795 e quando roda a simulação o ENS é 0,205.
Saudações
Fernando Mainardi Fan
Fernando Mainardi Fan

Problemas com Calibração Automática Empty Re: Problemas com Calibração Automática

Mensagem  André Campos em Sab Fev 29, 2020 11:53 am

Muito obrigado pela resposta, Fernando! Respirei aliviado aqui! Estava achando que era problema nos meus arquivos, mas o problema estava no usuário mesmo, haha!
Se me cabe dar uma sugestão, numa próxima versão do Manual seria interessante inserir um comentário sobre isso na parte da Auto Calibração.

Mais uma vez agradeço!

André Campos
André Campos

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: