MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

resultados gráficos

2 participantes

Ir para baixo

resultados gráficos Empty resultados gráficos

Mensagem  PATRICIA BECKER Qui Dez 17, 2020 8:36 am

Bom dia,

Consegui fazer a simulação e tentei calibrar os resultados, no entanto, acho que estou fazendo alguma coisa errada, pois meu hidrograma está esquisito.



Você poderia me dar uma luz no que estou fazendo de errado?
O que seriam o nash, nash log, bas?

resultados gráficos Screen15

Att,

PATRICIA BECKER

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

resultados gráficos Empty Re: resultados gráficos

Mensagem  Gustavo Gabbardo dos Reis Seg Jan 04, 2021 4:43 pm

Olá Patrícia, tudo bem?

O coeficiente de Nash é um parâmetro métrico utilizado para determinar a eficiência dos valores simulados em um modelo hidrológico. Quanto mais próximo do valor 1, melhor será o desempenho da sua simulação. Valores entre 0 e 1 costumam ser aceitáveis, enquanto valores de Nash negativos indicam que a variância do erro estimado na série temporal simulada é maior do que a variância encontrada na série observada, o que na prática indica que a simulação não apresenta bons resultados.
O coeficiente de Nash padrão utiliza os valores de vazão normais, enquanto o Nash-log utiliza os valores de vazão aplicados em uma escala logarítmica.
O último parâmetro indicado no gráfico (Bias) é referente ao erro percentual do volume de água simulado, que deve estar próximo de zero em um resultado aceitável.

Analisando o hidrograma que você compartilhou, logo de cara podemos ver que esse resultado não tem como ser melhorado mesmo com um processo de calibração. O que está acontecendo é que, na minibacia em questão, o escoamento está sendo gerado com praticamente qualquer valor de precipitação, o que pode indicar um erro no processo de uma ou mais etapas anteriores no seu projeto. Seria interessante verificar os parâmetros de solo que foram adotados e os valores de precipitação dos postos utilizados.

Atenciosamente,
Gustavo.

Gustavo Gabbardo dos Reis

Mensagens : 36
Data de inscrição : 23/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

resultados gráficos Empty Re: resultados gráficos

Mensagem  PATRICIA BECKER Qua Jan 06, 2021 3:14 pm

Olá Gustavo, obrigada pela resposta. No entanto eu refiz todo o processo e também conferi os dados de solo e precipitação e continua com o mesmo problema. Não sei mesmo o que pode estar errado.

PATRICIA BECKER

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

resultados gráficos Empty Re: resultados gráficos

Mensagem  Gustavo Gabbardo dos Reis Ter Jan 12, 2021 10:59 am

Patrícia,

Esse problema está ocorrendo em todas as minibacias do teu projeto?
Outra coisa, a simulação realizada foi com o modelo inercial ou muskingum cunge? Você poderia mandar uma outra foto com um zoom mais detalhado desse hidrograma?
Existe ainda a possibilidade de se tratar de um erro de estabilidade numérica...

Gustavo Gabbardo dos Reis

Mensagens : 36
Data de inscrição : 23/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

resultados gráficos Empty Re: resultados gráficos

Mensagem  PATRICIA BECKER Ter Jan 19, 2021 12:20 pm

Boa tarde Gustavo,

O problema era de instabilidade mesmo, consegui resolver, muito obrigada! No entanto, agora minha dúvida é:

como faz para estimar a vazão máxima, com base na chuva máxima diária? Eu posso somente editar o valor da chuva no txt? Em quantos dias?

PATRICIA BECKER

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

resultados gráficos Empty Re: resultados gráficos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos