MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acoplamento MGB/modelagem atmosférica

3 participantes

Ir para baixo

Acoplamento MGB/modelagem atmosférica Empty Acoplamento MGB/modelagem atmosférica

Mensagem  Fabiana Medeiros Ter Jan 12, 2016 8:23 pm

Olá Ayan,vamos ver se você me ajuda novamente.

Estou trabalhando em mais um cenário, agora com dados do modelo atmosférico de previsão ETA. Os dados em formato texto que recebi do CPTEC já foram colocados no formato colunas, formato que o MGB aceita como entrada. Como inicialmente estou trabalhando com 8 eventos específicos de chuva, em um ano específico também (2012), eu gerei todos os dados de entrada (vazão, clima e chuva) para o período dos eventos de chuva, ou seja, 4, 5 e 7 dias . Atualizei também os 121 novos postos utilizados no BD interno do MGB.

Porém, o arquivo de chuva, quando interpolado, está um pouco diferente dos arquivos que gerei para os outros cenários, apesar de ele gerar normalmente. Eu imaginei que seria porque tinham apenas dias de dados, e não anos, como nos cenários anteriores que trabalhei. Então quando eu tento abrir o projeto salvo, ele abre  a tela preta  e imediatamente fecha, e aparece o erro (houve um problema ao salvar os resultados na memória. Confira os arquivos de entrada do MGB).

Alguma sugestão de onde pode estar o erro? Seria o fato de o arquivo ter apenas dias? Estou utilizando a versão antiga do MGB, pois na nova versão não consegui gerar o arquivo MINI.

Obrigada,

Fabiana

Fabiana Medeiros

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Acoplamento MGB/modelagem atmosférica Empty Re: Acoplamento MGB/modelagem atmosférica

Mensagem  Ayan Fleischmann Qua Jan 13, 2016 8:48 am

Olá Fabiana,
Vamos lá:

1) Antes de tudo, para fazer previsão, é importante que haja um aquecimento do modelo (rodá-lo para alguns intervalos de tempo antes do instante inicial da previsão), para que o modelo perca a influência das condições iniciais (as condições iniciais podem afetar os resultados do modelo durante dias ou ate mesmo anos, dependendo da bacia, então é importante descartar os primeiros períodos da simulação). Pode fazer isso acrescentando nos primeiros intervalos de tempo do chuvabin a chuva observada, antes do início da chuva prevista.

2) O chuvabin resultante está diferente em que sentido?

3) no novo manual (MGB versao 2015) tem uma seção de troubleshooting, onde descreve como abrir o prompt de comando para fazer com que a "tela preta" nao feche automaticamente. Se você fizer isso poderemos saber exatamente onde está o erro, mas pelo que disse, potencialmente está no chuvabin.

Att
Ayan

Ayan Fleischmann

Mensagens : 62
Data de inscrição : 03/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Acoplamento MGB/modelagem atmosférica Empty Re: Acoplamento MGB/modelagem atmosférica

Mensagem  Paulo Pontes Qua Jan 13, 2016 11:00 am

Caros

Eu acrescento que no código do MGB, nas rotinas de cálculo de estatísticas, o modelo despreza um período de tempo inicial pra descartar efeito de condição inicial. Se não me engano, o modelo despreza 365 dias para iniciar o cálculo das estatísticas. Dessa forma, usando o MGB para simular eventos (dias) pode acarretar um problema nessa parte, pois o código do modelo não está preparado para isso.
É um palpite.

Para simular eventos, o ideal seria ter um chuvabin com vários antes do evento e fazer uma análise pós simulação somente nos dias do evento.

Abraço

Paulo Pontes

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/08/2010
Idade : 38
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Acoplamento MGB/modelagem atmosférica Empty Re: Acoplamento MGB/modelagem atmosférica

Mensagem  Fabiana Medeiros Seg Jan 18, 2016 7:09 pm

Olá Ayan e Paulo,

Já entendi que o meu erro foi gerar os arquivos para poucos dias. Agora entendo alguns erros anteriores em outros cenários que tentei fazer anteriormente, com poucos dados, que nunca consegui prosseguir.

Vamos nos falando. Obrigada mais uma vez.

Abração aos dois,

Fabiana


Fabiana Medeiros

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Acoplamento MGB/modelagem atmosférica Empty Re: Acoplamento MGB/modelagem atmosférica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos