MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Calibração Volumes

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida Calibração Volumes Empty Dúvida Calibração Volumes

Mensagem  Duda Lindomar Qua Dez 11, 2019 7:21 pm

Boa noite,

Estou com uma diferença entre volumes muito grande em uma das minhas sub-bacias, com valor de -22.9%, meu NS=0,722 E NSLog=0,495

Gostaria de saber qual é o parametro do modelo mais sensivel para eu conseguir reduzir ao máximo esse erro de volumes, pois durante minhas tentativas de simulação, não houveram melhorias significativas.

Desde já agradeço.

Dúvida Calibração Volumes Sem_tz11

Duda Lindomar

Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Calibração Volumes Empty Re: Dúvida Calibração Volumes

Mensagem  Aline Meyer Oliveira Qui Dez 12, 2019 9:53 am

Olá Duda,

Eu achei a sua calibração muito boa já! Não sei se tem como melhorar muito além disso. Não vejo nenhum padrão "sistemático" de diferenças entre vazões simuladas e observadas (que é o que pode ser arrumado com calibração).
O bias é dado por [(sim - obs) / obs]*100.
Se o valor tá dando negativo, é porque o volume observado é superior ao volume simulado.
Então, terias que aumentar o volume simulado.
Para isso, poderias aumentar o kbas (ou talvez o kint), para aumentar as vazões de base... talvez isso dê algum prejuízo ao valor das outras métricas, mas suponho que melhoraria o erro de volume.
Talvez possa diminuir o Wm também. Existem alguns picos que estão sendo superestimados pelo modelo (tipo aquele entre 2011 e e 2016, mas que pode ser erro na chuva). Suponho que a maioria dos picos esteja sendo na verdade subestimada pelo modelo (não tenho como afirmar com certeza pois a linha azul está na frente da linha vermelha).

Aline Meyer Oliveira

Mensagens : 84
Data de inscrição : 25/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos