MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Processo de Simulação

Ir em baixo

Processo de Simulação  Empty Processo de Simulação

Mensagem  Andrew Teixeira em Seg Abr 20, 2020 10:22 am

Prezados,

segui todos os passos do manual do MGB e consegui chegar na parte da simulação. Aparentemente tudo está correndo bem, contudo estou achando a simulação um pouco demorada. Já estou a mais de 2 dias esperando que o processo seja concluído e, até o momento, a simulação está em 69% como pode ser observado nas imagens abaixo.

Esse processo é realmente demorado? Existe alguma forma de acelerar o processo?

Vale ressaltar que a minha bacia de estudo é grande, da ordem de 27000km².

Alguém poderia me ajudar?

Processo de Simulação  Mgb211
Processo de Simulação  Mgb111

Andrew Teixeira

Processo de Simulação  Empty Re: Processo de Simulação

Mensagem  Aline Meyer Oliveira em Sex Maio 22, 2020 10:57 am

A velocidade da simulação depende das configurações do seu computador: processador, memória RAM, etc.
O modelo inercial demora muito mais para rodar do que o Muskingum-Cunge.
O passo de tempo do modelo inercial é limitado pela condição de Courant, dependendo portanto dos comprimentos de trecho de rio.
Quando, na segmentação (ainda no pré-processamento com o IPH HydroTools), é utilizada a segmentação pelo método de confluências (ArcHydro, por exemplo), os comprimentos dos trechos podem ser grandes ou curtos. Comprimentos muito curtos implicam limitar o passo de tempo da simulação para intervalos de tempo muito pequenos também, que fazem a simulação demorar mais.
Por isso, para o método inercial, é fortemente sugerido que a segmentação utilizada seja a de "Fixed Length", ou seja, de comprimentos constantes dos trechos de rio. Então recomenda-se algo na ordem de trechos de 10km, por exemplo. Com os comprimentos uniformes e grandes, o passo de tempo da simulação fica maior também, tornando a simulação mais rápida.

Outras coisas que você pode fazer é diminuir o período simulado, para ficar mais rápido.. ou rodar com o Muskingum-Cunge para calibrar..

Aline Meyer Oliveira

Mensagem  Aline Meyer Oliveira em Sex Maio 22, 2020 11:04 am

Aparentemente você está simulando 28404 intervalos de tempo, que são aproximadamente 77 anos.. é bastante.
Além disso, você comentou que a área de drenagem é de 27.000 km². No contexto do MGB, que é um modelo de grandes bacias, 27.000km² é razoável, não muito grande.
A bacia do rio Purus que eu simulo aqui, por exemplo, tem 325.000 km², e eu discretizei com aproximadamente 3000 minibacias.
Vi que a sua bacia está discretizada em 3213 minibacias, o que me parece exagerado, e isso também faz com que a simulação demore mais.

Aline Meyer Oliveira

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: