MGB-IPH
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Processo de Simulação

2 participantes

Ir para baixo

Processo de Simulação  Empty Processo de Simulação

Mensagem  Andrew Teixeira Seg Abr 20, 2020 10:22 am

Prezados,

segui todos os passos do manual do MGB e consegui chegar na parte da simulação. Aparentemente tudo está correndo bem, contudo estou achando a simulação um pouco demorada. Já estou a mais de 2 dias esperando que o processo seja concluído e, até o momento, a simulação está em 69% como pode ser observado nas imagens abaixo.

Esse processo é realmente demorado? Existe alguma forma de acelerar o processo?

Vale ressaltar que a minha bacia de estudo é grande, da ordem de 27000km².

Alguém poderia me ajudar?

Processo de Simulação  Mgb211
Processo de Simulação  Mgb111

Andrew Teixeira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Processo de Simulação  Empty Re: Processo de Simulação

Mensagem  Aline Meyer Oliveira Sex maio 22, 2020 10:57 am

A velocidade da simulação depende das configurações do seu computador: processador, memória RAM, etc.
O modelo inercial demora muito mais para rodar do que o Muskingum-Cunge.
O passo de tempo do modelo inercial é limitado pela condição de Courant, dependendo portanto dos comprimentos de trecho de rio.
Quando, na segmentação (ainda no pré-processamento com o IPH HydroTools), é utilizada a segmentação pelo método de confluências (ArcHydro, por exemplo), os comprimentos dos trechos podem ser grandes ou curtos. Comprimentos muito curtos implicam limitar o passo de tempo da simulação para intervalos de tempo muito pequenos também, que fazem a simulação demorar mais.
Por isso, para o método inercial, é fortemente sugerido que a segmentação utilizada seja a de "Fixed Length", ou seja, de comprimentos constantes dos trechos de rio. Então recomenda-se algo na ordem de trechos de 10km, por exemplo. Com os comprimentos uniformes e grandes, o passo de tempo da simulação fica maior também, tornando a simulação mais rápida.

Outras coisas que você pode fazer é diminuir o período simulado, para ficar mais rápido.. ou rodar com o Muskingum-Cunge para calibrar..

Aline Meyer Oliveira

Mensagens : 84
Data de inscrição : 25/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Processo de Simulação  Empty Re: Processo de Simulação

Mensagem  Aline Meyer Oliveira Sex maio 22, 2020 11:04 am

Aparentemente você está simulando 28404 intervalos de tempo, que são aproximadamente 77 anos.. é bastante.
Além disso, você comentou que a área de drenagem é de 27.000 km². No contexto do MGB, que é um modelo de grandes bacias, 27.000km² é razoável, não muito grande.
A bacia do rio Purus que eu simulo aqui, por exemplo, tem 325.000 km², e eu discretizei com aproximadamente 3000 minibacias.
Vi que a sua bacia está discretizada em 3213 minibacias, o que me parece exagerado, e isso também faz com que a simulação demore mais.

Aline Meyer Oliveira

Mensagens : 84
Data de inscrição : 25/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Processo de Simulação  Empty Re: Processo de Simulação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos